Mundo Vegetariano

Seja coerente e procure um nutricionista de sua confiança. Nem todas as dicas aqui servem para qualquer pessoa, pois algumas têm alergia a determinados alimentos.
Sugestão de lista de Nutricionistas Vegetarianos: http://www.vista-se.com.br/nutricao/
![]() Água com limão | ![]() Suco Verde | ![]() |
---|---|---|
![]() Sucos Saúde | ![]() FRUTICULTURA | ![]() DICAS DE FRUTAS |
![]() CHIA | ![]() TAPIOCA | ![]() CREPES |
CAFÉ DA MANHÃ
Durante as primeiras horas de sono, nosso corpo entra num processo de Reparação, Regeneração e Construção, que é chamado de Anabolismo, e ficamos cerca de 8 horas em jejum para que nos reequilibremos.
Quando chega 4:00 hs da manhã, se inicia um outro processo chamado de Eliminação que segue até as 12:00 hs.
Na hora em que acordamos, estamos bem no meio do processo de eliminação, por isso, tudo o que precisamos é colaborar, ingerindo alimentos leves e de fácil digestão, que não demande muita energia do nosso sistema digestivo.
As frutas são alimentos perfeitos para o café da manhã! São compostas por muita água e fibras solúveis; além de trazerem muitas vitaminas, sais minerais, antioxidantes, e açúcares simples que te dão energia e nutrição ao mesmo tempo.
Devem ser consumidas no ponto certo (maduras).
As verduras também são excelentes, pois ajudam com suas fibras a eliminar os últimos resíduos do dia anterior. Podem ser consumidas através do suco verde.
Fomos ensinados que o café da manhã deveria ser a refeição mais completa do dia, mas na verdade, ela deve ser leve e frugal. Os elementos: café, pão, manteiga, queijo, leites, são alimentos pesados, que cabem melhor no lanche do final da tarde.
SOBRE AS FRUTAS PELA MANHÃ:
Sem dúvida alguma, a fruta é perfeita para começar o dia, um dos motivos é que o nosso sistema digestivo não precisa de uma grande quantidade de energia para processá-la e, além disso, ela oferece diferentes benefícios para o funcionamento do organismo diariamente.
Assim, as frutas são consideradas como o único alimento capaz de fazer com que o cérebro trabalhe com mais rapidez, oferecendo equilíbrio com as demais partes do corpo.
Por outro lado, na composição de diversas frutas encontramos os elementos mais importantes para o bom funcionamento de nosso organismo. O maior elemento em sua composição é a frutose, composta por aproximadamente 95% de água. E, quando falamos em tanta água na composição de uma fruta, estamos falando de um “alimento” capaz de limpar o organismo e beneficiá-lo.
O problema no consumo de frutas é que a maioria das pessoas desconhece a maneira adequada de fazê-lo.
Neste caso, o que deve ser feito é consumir as frutas quando estamos em jejum ou quanto nosso estômago está vazio.
Este é o modo mais eficaz de consumir frutas, visto que no princípio da digestão elas não são digeridas pelo estômago, mas sim pelo intestino delgado. As frutas passam rapidamente pelo estômago e são direcionadas para o intestino, lugar onde liberam seus açúcares.
Se, entre sua rotina, você costuma consumir suco de caixinha, enlatado, em recipientes de vidro etc. em jejum, é recomendável que evite, pois o fato do suco estar nestes recipientes indica que, provavelmente, ele foi aquecido em seu processo de produção, o que faz com que sua estrutura original se torne ácida e, por sua vez, são adicionados conservantes.
Consumir frutas de manhã não apenas tornará sua alimentação mais leve, mas também consumirá suas importantes propriedades naturais, que atuarão da seguinte maneira:
-
Ajudarão o organismo a nos proteger de doenças cardíacas;
-
Fortalecerão os vasos capilares, principalmente aqueles mais frágeis, que constantemente provocam ataques cardíacos ou sangramentos internos;
-
Por seu teor em bio-flavonoides, evitarão que o sangue se torne espesso e obstrua as artérias.
Ao consumir frutas e sucos pela manhã, tente não consumí-los muito gelados, pois isto faz com que seus componentes se solidifiquem, tornando a digestão mais lenta.
Depois de cada refeição, comece a implementar um chá quente ou, se preferir, um pouco de água quente. Isso fará com que as gorduras se tornem mais “leves”, o que tornará sua eliminação mais rápida e facilitará a digestão.
Por Malu Paes Leme
Autora do livro: "Alimentação Inteligente"
Você conhece o KEFIR?


O grão de Kefir é probiótico (pro=a favor; bio=vida) que existe desde a época dos Sumérios, sendo um medicamento milenar que veio da Tunísia.
É um agrupamento gelatinoso polissacarídeo que tem vários microorganismos em simbiose, e sua complexidade ainda não foi completamente decifrada pela ciência.
Parece um iogurte, mas seu valor nutricional e terapêutico é superior! Ele elimina as leveduras patogênicas de nosso organismo.
O professor Dr. Henschlikow, dedicou grande parte de sua vida ao estudo do Kefir e observou seu efeito curativo para problemas do estômago e da vesícula, anemia, eczemas, trombose, diarréia, prisão de ventre, pressão alta e hepatite. O Kefir evita a deterioração de resíduos no intestino e acelera a convalescença. Pode até servir de substituto do leite materno.
Colocamos os grãos do Kefir (cultura mãe) num vidro com leite (vegetal) e deixamos descansar a uma temperatura de 18ºC a 20ºC durante 12 até, no máximo, 40 horas. Conforme o tempo de fermentação, o leite engrossa mais ou menos e produz um efeito diferente.
Para ¼ de litro de leite, precisamos de um volume de grãos de kefir correspondente ao tamanho de uma noz. Sobre os grãos, despejamos leite morno (aproximadamente 20ºC), sem nata.
Fechamos o vidro hermeticamente. Conforme a necessidade, os vidros ficam de 12 até, no máximo, 40 horas descansando no armário. O vidro com Kefir não pode ser guardado na geladeira, nem ficar exposto à luz. Precisa ser guardado no armário. Entretanto, o líquido coado, sem os grãos, pode ser guardado na geladeira.
Antes de usar o Kefir pronto, agitamos o conteúdo do vidro e coamos (a peneira não deve ser de metal). Os grãos de kefir que ficaram na peneira são devolvidos ao vidro e novamente regados com leite.
Formado por: 8 leveduras, 2 bactérias acéticas, cerca de 16 lactobacilos, cerca de 9 streptococci/lactococci, ácido fólico, ácido pantotênico, biotina(vitamina B), cálcio, carboidratos, fósforo, gordura, lactase, magnésio, niacina (vitamina B3), potássio, proteínas, pyridoxina (vitamina B6), triptofano, vários outros aminoácidos benéficos, vitamina B12, vitamina K.
O Kefir foi criado na Antigüidade e até hoje é desenvolvido sob condições particularmente quase impossíveis de serem repetidas na maioria das nossas residências atuais.
Para se gerar os grãos de Kefir "do nada" hoje em dia seria necessário simular um "ambiente" propício para seu surgimento, como foi feito a mais de 4.000 anos atrás, o que seria extremamente complexo e difícil para a maioria de nós, portanto será muito mais econômico e prático ganhar os grãos do que tentar fazer.
Uma vez obtidos os grãos de Kefir pode-se ter kefir em casa para sempre, basta cultiva-los ou até mesmo guardá-los em condições especiais por longos períodos quando não estiverem sendo consumidos.
Os grãos de kefir não podem ser guardados sem o leite, senão morrem. Seco, isto é, sem leite, o Kefir conserva-se somente durante 48 horas. Após este período, ele se decompõe. Forma-se um líquido em que bóia uma massa que não pode mais ser usada.
O Kefir pode ser tomado diariamente. Em caso de doença grave, deve-se tomar até um litro por dia.
Pode também ser usado no lugar do creme azedo, para tempero de saladas e molhos.
Observe: Kefir de 12 horas provoca boa digestão Kefir de 36 horas provoca prisão de ventre
Povo Abkhasia das montanhas do Cáucaso - Sul da Rússia
O povo Abkhasia das montanhas do Cáucaso do sul da Rússia tem a reputação de viver muito e com saúde. O governo da União Soviética afirmava que as pessoas chegavam até os 150 anos, se casavam com 110 e eram pais com 136 anos. Não há estudos internacionais epidemiológicos sobre estes dados, somente se conhece os estudos nacionais soviéticos.
Eles vivem em montanhas e sobem e descem para cima e para baixo respirando ar completamente puro, isto é, possuem atividade física bem razoável. A dieta é baseada em alimentos plantados na agricultura local, com alimentos frescos, grãos integrais e vários tipos de nozes. O dia começa com uma salada de vegetais crus colhidos da horta doméstica. Em toda refeição estão presentes diversos tipos de nozes. Apesar de viverem em ambiente muito frio a dieta tem menos que 2000 calorias / dia o que significa na prática uma restrição calórica. Lá, idade proporciona “status” e respeito e os anciãos nunca se aposentam, permanecendo ativos e participantes das atividades da comunidade.
Nesta região é típico a ingestão de Kefir, rico em lactobacilos e outros microorganismos benéficos para a flora intestinal, descoberto por Metchnikoff, prêmio Nobel de microbiologia. O Kefir de leite proporciona muitos efeitos benéficos para a saúde humana, incluindo a melhoria do sistema imunológico, a regularidade da função intestinal, a melhoria da textura da pele, a prevenção do câncer de mama, próstata e colo-retal ao lado de uma boa disposição geral.
PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE
CUIDADOS COM OS GRÃOS, HIGIENE E CRESCIMENTO DOS GRÃOS DO KEFIR
Obs: É interessante utilizarmos o Kefir com água ou leite de côco para fazermos iogurte, por exemplo, visto que o leite de vaca não é uma boa escolha.
1) Devo apertar ou espremer os grãos quando for coá-los? NÃO! Você não deve apertar ou espremer os grãos com qualquer coisa para tentar coar mais kefir. Isto irá quebrá-los. A maioria dos Grãos de Kefir é uma bolsa e é importante tentar mantê-las intactas. Eu acredito que aquele grão de kefir que não foi danificado apertando, produza polissacarídeo mais solúvel e um Kefir mais espesso e mais cremoso. Quebrar ou danificar os grãos apertando não os matará e quando você parar de apertá-los, eles voltarão a crescer novamente em bolsas (como grãos de sagu).
2) Devo lavar meus grãos de kefir após coá-los? Lavar seus grãos com água fria antes da troca do leite de côco não é essencial e nem recomendável. Usando leite de côco fresco limpo, existe pequena chance de qualquer micróbio indesejável ser cultivado no meio do kefir. Os coalhos que aderem aos grãos formam uma barreira ácida protetora ao redor deles, ajudando a inibir organismos indesejáveis muito mais que quando os grãos são lavados.
Pelo contrário, lavá-los remove este coalho, expondo-os ao ambiente durante as horas necessárias para que eles consigam reconstruí-lo.
A repetição deste processo aumenta as chances de contaminação dos Grãos de Kefir. Lavar os Grãos de Kefir remove muitos micróbios importantes da superfície, e combinações possivelmente protetoras ou mecanismos possivelmente ainda não descobertos, que podiam ser essenciais para o saldo da microflora!
Os caucasianos nunca lavaram seus Grãos de Kefir.
3) Por que se formou uma película marrom sobre o kefir de água? O kefir deve ser agitado uma a duas vezes ao dia para impedir que os fermentos e acetobactérias formem colônias em sua superfície, se não for agitado, estas colônias podem ser vistas como uma película ondulada marrom luminosa, chamada de "flores do kefir". Embora o desenvolvimento inicial de tais colônias não seja prejudicial, fungos não desejados podem propagar-se nelas,a agitação impede que isso ocorra, possivelmente devido ao aumento de oxigênio disponível.
4) Eu preciso esterilizar meus utensílios e ingredientes? Não existe nenhuma necessidade de fazer isso. Só mantenha os utensílios limpos. Basta a limpeza básica doméstica.
5) Quando eu côo meu kefir, os coalhos aderem aos grãos fazendo parecerem maiores, isto é normal?
Sim isto é normal e o ideal é que se mantenha assim, sem lavá-los, pois isto não só acelera seu próximo lote de kefir, mas a taxa de crescimento e o tamanho do grão parecem aumentar também.
6) Meus grãos flutuam, o que está ocorrendo? Os Grãos de Kefir normalmente flutuam algumas horas depois de serem colocados no meio de fermentação, devido à densidade especifica do grão ou devido ao gás CO2 produzido pela levedura. Há também a formação de bolhas em torno dos grãos, que os leva a flutuarem.
7) Qual a taxa de crescimento dos grãos de kefir? Em condições normais, observa-se um crescimento médio diário de 5% para os grãos de kefir de leite e cerca de 45% para os grãos de kefir de água. Porém, o crescimento dos grãos de Kefir depende de muitos fatores.
Em geral, eles parecem crescer mais rapidamente quando:
• não são lavados,
• não são "espremidos", ao coar,
• a temperatura ambiente mantém entre 18°C a 35°C,
• o frasco de fermentação é agitado algumas vezes durante o dia
8) Qual é o melhor modo para aumentar o leite ou a produção de kefir? Se você decidiu aumentar a quantia de leite de côco ou outro meio que você está usando, você pode fazer isto de dois modos:
• Aumente de 5% a 10% sucessivamente nos próximos lotes. Se depois do aumento seu kefir não coagular todo o leite em 24 horas, isto é, você vê porções de leite fresco, normalmente na parte inferior de seu jarro, então deixe-o mais tempo até que ele esteja todo coagulado, antes de aumentar a quantia novamente. Em outras palavras, dê aos grãos uma chance de regenerar,
• Se você decidir aumentar a quantia de leite mais que 20% será necessário ajustar o período de fermentação do kefir, pois pode levar mais de 24 horas para coagular completamente. Dentro deste período de regeneração você notará que seus grãos se tornarão mais ativos a cada lote, diminuindo gradativamente o tempo necessário à fermentação, até quando eles fermentarão em 24 horas.
Este período varia podendo levar de 2 dias a 1 semana.
9) Como os grãos de kefir podem morrer? Você acidentalmente pode matar seus grãos de Kefir se:
• submetê-los ao calor excessivo: água quente, fontes de calor (fogão ou aquecedor) ",
• adicionar os ingredientes errados, como alvejante, detergente etc. ou se você decidir fazer "Kefir de água" ou "Kefir de erva medicinal", e você adicionar sal em vez de açúcar mascavo,
• jogar fora.
Se você deixar alguém ajudar em sua cozinha, lembre-se de explicar-lhes, que você tem essas pequenas criaturas e tem um carinho muito grande para com elas.
10) Os grãos de kefir de água adaptados para o leite, se multiplicam ou não? De acordo com o Dominic (maior conhecedor mundial no assunto), esta adaptação pode resultar em grãos não propagáveis, embora o kefir resultante venha a ter um sabor, cor e textura muito bons e bastante similares ao do kefir tradicional dos Cáucasos. Após discussão optamos por manter essas instruções, pois a despeito da opinião do Dominic, muitos de nós fizeram a adaptação com sucesso e deixamos a critério de cada um adotá-la ou não.
11) Meus grãos se reproduzem demais e não tenho mais a quem doar. O que posso fazer com o excedente? Você pode consumi-los puros ou misturados a saladas, bebidas em geral, doces, gelatinas.
Também pode usá-los em cremes e sabonetes.
Porém, lembre-se de sempre deixar um pouco de grãos para doações e também como reserva, caso aconteça algum acidente que destrua o seu lote de fermentação.
Fontes e mais informações: http://www.kefir.50webs.org/index.htm
http://users.sa.chariot.net.au/~dna/kefirpage.html
http://www.curaeascensao.com.br/alimentacao_saude/segredos_curam/segredoscuram13.html





