
Mundo Vegetariano






Peptídeos
Os peptídios, peptídeos ou péptidos são biomoléculas formadas pela ligação de dois ou mais aminoácidos atrávés de ligações péptidicas, estabelecidas entre um grupo amina de um aminoácido, e um grupo carboxilo do outro aminoácido.
Dessa forma, podemos dizer que a união de dois aminoácidos, ou a formação de um peptídeo, é uma reação de síntese por desidratação, porque liberou uma molécula de água.
Os peptídios são resultantes do processamento de proteínas e podem possuir na sua constituição 2 ou mais aminoácidos.
São divididos em:
-
2 aminoácidos: Dipeptídeo
-
3 a 50 aminoácidos: Oligopeptídeo
-
51 ou mais aminoácidos: Polipeptídeo
Os polipeptídeos são formados por uma longa cadeia de aminoácidos, e é dessa categoria que as proteínas fazem parte, pois são constituídas de um grande número de aminoácidos.
No corpo humano, a função dos peptídeos é regular a atividade de vários sistemas e interagir com as células.
As enzimas são encarregadas de quebrar as proteínas em peptídeos. Os peptídeos têm várias funções no corpo humano. Existem peptídeos com atividade hormonal, outros têm função imunológica.
Os peptídeos que atuam como mensageiros biológicos, dizem às células como agir, reagir e o que fazer. Há peptídeos com capacidade até de curar ferimentos na pele, outros colaboram para a melhora de dermatites e eczemas.
Os peptídeos, quando aplicados na pele, teoricamente promovem a regeneração celular.
Exercem benefícios reais como ingredientes ativos em cosméticos, quando três critérios são considerados:
1.Os peptídeos devem ser estáveis em sua fórmula básica.
2.Ele precisa ser associado a um mensageiro biológico que realce a absorção do ingrediente na pele.
3.Eles devem alcançar os grupos de células alvos antes da divisão (ou quebra) do peptídeo.
Atingir esses objetivos não é tarefa fácil, mas os cientistas afirmam que estão próximos da descoberta do elixir da juventude.
Os peptídeos têm sim, um potencial significativo no reino dos ingredientes antienvelhecimento.

Sobre o Colágeno:
“O colágeno, na realidade os colágenos, pois há mais de 20 deles, são formados por processo dentro das células para fabricar proteínas, que são sequências de peptídeos, que por sua vez são cadeias de aminoácidos, que vêm do DNA”, explica o reumatologista Francisco Airton Rocha, membro da comissão de Osteoartrose, da SBR, detalhando ainda que o colágeno é uma estrutura de tripla hélice, como se fosse uma corda trançada.
“Mas há um problema importante: a fibra só é montada completamente fora da célula, significando que não basta produzir colágeno, mas é preciso montá-lo corretamente. Isso é feito fora da célula”, salienta Rocha, dizendo que a falta de vitamina C impede a estabilização e montagem do colágeno do tecido conjuntivo “e isso é a razão do escorbuto, aquele problema que os marinheiros das caravelas tinham”, diz Rocha.
Sem vitamina C, explica o reumatologista, as estruturas que sustentam alguns tecidos ficam “frouxas” e dessa forma, os dentes se desapegam e os vasos se rompem com facilidade, entre outras ocorrências.
“Mas os portugueses resolveram isso simplesmente passando a levar alguns limões a bordo das caravelas para acrescentar à dieta. Logo, a quantidade de vitamina C que precisamos é ínfima e praticamente ninguém sofre mais disso”, diz Rocha.
