top of page

Desde nossos cabelos e unhas, aos músculos, passando pelos hormônios, enzimas, anticorpos, tudo em nosso organismo é composto basicamente por proteínas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O que é uma Proteína?

 

A proteína, depois da água, é o componente mais importante e abundante dos seres vivos. Praticamente tudo em nosso corpo é constituído primariamente por proteínas, incluindo nossas células. 

 

Temos cerca de 2 milhões de proteínas e nosso organismo é composto por cerca de 50.000 a 100.000 tipos diferentes de proteínas.

 

Cada uma dessas 100.000 proteínas desempenha um papel diferente. Até mesmo suas estruturas se diferenciam, basta reparar nas diferenças entre o cabelo, a pele, as unhas, os órgãos, os músculos!

 

Além de dar estrutura aos nossos tecidos e órgãos, várias substâncias metabolicamente ativas são formadas pelas proteínas, como: hormônios, anticorpos, enzimas, fatores de coagulação, hemoglobina, etc...

 

E só para constar: 50% do peso de cada uma de nossas células é composto por proteína.

 

Algumas delas:

 

 

1) AMILASE: enzima produzida no Pâncreas, que participa do processo de digestão dos carboidratos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2) INSULINA: hormônio necessário para a entrada de glicose nas células. 

 

3) PROLACTINA: hormônio que produz o leite nas glândulas mamárias.                                                                           

                                                                   

4) COLÁGENO: proteína de função estrutural que mantém os tecidos unidos   (pele, cartilagem, ossos).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5) IMUNOGLOBINA: são os anticorpos responsáveis pelas defesas contra germes invasores.

 

6) ACTINA E MIOSINA: proteínas responsáveis pela capacidade de contração dos músculos. 

 

7) FIBRINOGÊNIO: proteína que participa do processo de coagulação do sangue.

 

8) FERRITINA: proteína do fígado que serve para armazenar o ferro.

 

 

Do que é feita a Proteína? 

 

As proteínas são feitas a partir da junção de moléculas de aminoácidos, ou seja, são polímeros de aminoácidos. As humanas são formadas através da combinação "aleatória" de 20 tipos diferentes de aminoácidos.

 

São eles: Alanina, Arginina, Asparagina, Ácido Aspártico, Cisteína, Ácido Glutâmico, Glutamina, Glicina,Histidina, Isolucina, Leucina, Lisina, Metionina, Fenilalanina, Prolina, Serina, Treonina, Triptofano, Tirosina e Valina.

 

São essas 20 moléculas que criam em tôrno de 100.000 proteínas diferentes, com funções, tamanhos, forma, composição e número de aminoácidos distintos.

 

Uma proteína é formada por, no mínimo, 50 moléculas de aminoácidos. As maiores proteínas chegam a ter 30.000 moléculas de aminoácidos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

           A proteína pode ser linear, em hélice, dobrada ou esférica.

                                   

 

O fígado é o órgão que decide o destino destes aminoácidos, podendo utilizá-los como:

 

– fonte para produção de proteínas essenciais para o organismo, como albumina, globulinas, lipoproteínas, fatores da coagulação, etc;
– fonte para formação de massa muscular;
– fonte para produção de gordura, pois, caso necessário, o fígado consegue transformar aminoácidos em triglicerídeos, num processo chamado lipogênese;
– fonte para produção de glicose, em um processo chamado gliconeogênese.

 

Nosso fígado é uma complexa fábrica orgânica, com cerca de 500 funções, entre as mais importantes, remover toxinas do sangue e processar alimentos vindos dos intestinos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Calcule suas necessidades de proteína baseado no seu consumo de calorias: 

 

 

É possível calcular quanto de proteína você precisa consumir diariamente baseado na média de consumo de calorias. Se você sabe quantas calorias consome por dia, saiba que entre 10 e 15% delas devem ser compostas por proteínas. Ou seja, uma dieta de 2000 calorias deve incluir em torno de 200 ou 300 calorias de pura proteína. Há cerca de 4 calorias a cada grama de proteína. Portanto, neste exemplo, é necessário consumir 50 gramas de proteína.

 

 

Caso não costume contar suas calorias diárias, você pode descobrir quanto de proteína deve consumir usando uma fórmula simples de acordo com o seu peso.

 

Pegue seu peso em quilos e multiplique-o por 0,8 (se você for sedentário) ou por 1,8 (se você se exercita com frequência) para saber quanto de proteína você precisa consumir diariamente.

 

 

Um estudo do Canadá apontou que pessoas sedentárias devem consumir 0,86 g de proteína diariamente a cada quilo do seu peso; pessoas moderadamente ativas devem consumir 1,40 g de proteína diariamente a cada quilo do seu peso; e atletas profissionais devem consumir 2,40 g de proteína diariamente a cada quilo do seu peso.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um dos maiores questionamentos aos vegetarianos é de onde tiramos nossas proteínas. Por incrível que pareça, muitas pessoas só pensam em carne quando se fala de proteína. 

 

 

Seguem alguns alimentos vegetais que, combinados entre si, suprem tranqüilamente nossa necessidade diária de proteína (as explicaçoes sobre cada um deles você encontrará no decorrer do site) : 

 

Chia/ Amaranto / Quinoa/  Grão-de-bico /  Gergelim/  Semente de Girassol/  Feijão /  Arroz / Nozes

Soja / Lentilha / Ervilha / Tofu / Brócolis / Abacate / Caju / Manteiga de Amendoim / Batata Vermelha

Cevada / Edamame /  Milho e muitos outros!

 

 

Essa preocupação excessiva com a questão da proteína não tem muito fundamento, pois a menos que você tenha um problema genético muito sério; você nunca ouvirá um médico afirmar que você está com falta de proteínas através do exame de sangue. Pode falar sobre a falta de ferro, falta de cálcio, falta de zinco ou B12.

 

A presença abundante de proteína e dos aminoácidos essenciais e não essenciais, você pode encontrar nos amidos refinados individuais, tais como: farinha de aveia (16% de calorias de proteínas), milho ( 12% de proteínas), macarrão de trigo integral (14% de proteínas), batatas (11% de proteínas), e isso é o suficiente para atletas e levantadores de peso!

 

Segundo a PHD Kerrie Saunders, a proteína vegetal pode atender as necessidades de proteína quando uma variedade de alimentos de origem vegetal é consumida e as necessidades energéticas são satisfeitas. 

 

A pesquisa comprova que uma variedade de alimentos de origem vegetal consumidos ao longo do dia pode fornecer todos os aminoácidos essenciais e assegurar a retenção de nitrogênio e o uso adequado em adultos saudáveis. Sendo assim, proteínas complementares não devem ser consumidas na mesma refeição. 

 

Saiba que o "excesso"de proteína animal (38 gramas para homens e 29 gramas para mulheres) , está intrinsecamente ligado à perda de cálcio ( osteopenia e osteosporose) e a diversos tipos de câncer. 

 

 

Texto by :  http://www.annibalefacini.com/

 

 

Qual o impacto na saúde humana com o consumo de produtos de origem animal?

 

Veja no link abaixo os comentários de médicos da área de nutrição e saúde de diversas partes do planeta:

 

 http://www.onca.net.br/textos-e-publicacoes/textos/textos-onca/impacto-a-saude-humana-do-consumo-de-produtos-de-origem-animal/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

"Quando me tornei vegetariano, poupei dois seres, o outro e eu."
Prof° Hermógenes

bottom of page