Mundo Vegetariano

Qual o melhor Sal para se consumir ?
O sal é uma substância cristalina e ordinariamente branca, solúvel em água . É um condimento utilizado para temperar as refeições.
Do ponto de vista químico, o sal das cozinhas é principalmente um composto iónico de nome cloreto de sódio (NaCl), constituído por iõns de sódio (símbolo químico Na+) e de cloro (Cl-).
Os sais minerais são moléculas inorgânicas que, nos seres vivos, podem ser precipitadas ou dissolvidas. Estando na água, estes sais aparecem ionizados. Alguns iõns específicos fazem com que os sais cumpram diversas funções estruturais no corpo, como a regulação do pH ou o impulso de reações bioquímicas.
Nos seres vivos, os sais constituem estruturas sólidas. Esse é o caso dos silicatos (como o apoio em alguns vegetais), o fosfato de cálcio (que compõe o esqueleto dos vertebrados) e o carbonato de cálcio (utilizado nas carapaças dos artrópodes).
Os sais dissolvidos encontram-se na água e permitem controlar a contração muscular e intervir no equilíbrio osmótico.
Outra possibilidade é que os sais sejam associados a moléculas orgânicas, como é o caso dos fosfolípidos, dos fosfoglicerídeos e das fosfoproteínas



Moléculas de sal no microscópio


O nosso sal não é sal. De sal ele tem apenas o sabor...
Quando ele sai da salina e chega no setor de beneficiamento da indústria ele dá o primeiro passo para deixar de ser sal e se transformar em apenas duas moléculas, uma de cloro e outra de sódio e alguns traços de minerais.
Ele será lavado sob a alta temperatura, e perderá grande parte dos micro e macro elementos que são importantes na cristalização de enzimas e coenzimas, e perde ainda oligoelementos como, bromo, zinco, cobre, molibdênio,etc., além de cálcio natural,magnésio, enxofre, microalgas que fixam o iodo natural, e logo após passa por uma câmara de vácuo para secagem e perde mais nutriente nesse processo.
Para ficar com aparência que hoje conhecemos, é adicionado óxido de cálcio, (cal virgem, que serve para ele não grudar no interior do saleiro e não formar pelotas).
Esse cal é muito prejudicial porque está relacionado com o surgimento de pedras nos rins e vesícula biliar.
Ainda tem mais veneno no sal: é acrescentado o ferrocianeto e prussiato amarelo de sódio, fosfato tricálcico de alumínio, silicatos de alumínio, hidróxido de alumínio, iodato de potássio e agentes antiumectantes, dextrose como estabilizante na adição do iodo para não oxidar e não deixar ele mudar de cor (ficar roxo) e aí entra mais um aditivo o carbonato de sódio para ele ficar branquinho.
O magnésio promove a atividade das vitaminas e estimula numerosas funções metabólicas e enzimas como a fosfatase alcalina. O sal, é de extrema importância para a manutenção do equilíbrio ácido base, metabolismo intracelular e pro sistema imunológico.
A flor de sal é considerado o supra-sumo dos sais marinhos. Um produto raro e caro que há algum tempo só era encontrado no exterior.
Nossa flor de sal vem de Mossoró. É feita por processo artesanal onde a água do mar corre por gravidade até tanques escavados no chão, que recebem essa água salgada.
Passa de um tanque para o outro, ficando cada vez mais concentrada. Com o sol forte e a evaporação constante se forma uma fina película que se cristaliza na superfície d'água e surge a flor de sal que vai sendo recolhida com uma espécie de peneira.
Os flocos são crocantes e ocos com sabor leve e menos salgado. Se dissolve na boca!
Esse método foi desenvolvido na França, em Guérande, onde no ano de 945 monges da abadia de Landévennec criaram e um sistema de salinas de onde é extraído a flor de sal até hoje.
Os melhores sais são:
Esse sal é oriundo de um extinto oceano existente no vale do Himalaia, que há milhões de anos foi banhado pelo mar, é um dos melhores por ser o mais puro e antigo. Tem quase metade de sódio encontrado no sal comum e é muito rico em minerais.
Ele é encontrado no deserto de sal no Peru e foi formado há milhões de anos por um oceano que secou ele tem cor rosa clara.
Não existe qualquer relação entre o sódio e a hipertensão arterial, na verdade, aqueles que comeram mais sal tiveram a pressão arterial média menor que aqueles que comiam menos sal.(Intersalt, BMJ, 1988)
"Uma dieta rica em frutas, vegetais e laticínios com pouca gordura e com baixo teor de gordura saturada e total pode substancialmente baixar a pressão arterial. Esta dieta oferece uma abordagem nutricional adicional para prevenir e tratar a hipertensão.”.( DASH-sódio, NEJM, 1997)
"Há pouca evidência de benefícios a longo prazo de reduzir a ingestão de sal." (Cochrane, 2003)
Baixa dietas de sódio levou a maiores taxas de mortalidade entre aqueles com doença cardiovascular, que "levantou dúvidas sobre a possibilidade de uma vantagem de sobrevivência que acompanha uma dieta de sódio menor." (Nhanes II, Am J Med, 2006 )
Dieta de baixo sódio resulta em estado clínicos pior para as pessoas com insuficiência cardíaca congestiva, devido a doença, “renal prejudicial e efeitos neuro-hormonais.”.(Clin Sci Lond, 2008)
Leia mais: http://eugenionutri.blogspot.com/2013/11/o-sal-nao-e-o-culpado-pela-pressao-alta.html#ixzz4W8viv11C



