top of page

 

 

Leite de vaca nos faz bem?  MITO! ....Só para o bezerro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As indústrias de laticínios americanas investiram pesado para convencer o público de que o leite de vaca faz bem à saúde. 

 

Na realidade, ele pode causar obesidade, doenças coronárias, diabetes, câncer de mama, próstata e cólon, doenças auto imunes, doenças das retinas e dos rins, diabetes tipo 1 em crianças pré-dispostas . Além de osteosporose!!! 

 

É isso mesmo! Além de ser a mais comum das alergias a alimentos, (80 % da população mundial é intolerante à lactose).

 

Ele provoca inchaço intestinal, sinusite, enxaqueca, enfim, a lista é grande!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sua crença  de algo saudável se espalhou mundo a fora porque alegaram que é rico em proteínas e cálcio.

 

Mas apenas 30% do cálcio do leite é absorvido pelo nosso organismo, enquanto que o cálcio da couve, por exemplo, é absorvido em 60%.

 

Para nossa sorte existem vários leites vegetais, saborosos e fáceis de fazer: amêndoas, macadâmia, arroz, etc...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Biodisponibilidade

 

 

A biodisponibilidade dos alimentos diz respeito à quantidade de nutrientes absorvidas e utilizadas pelo organismo. Isso porque nem todos os nutrientes consumidos são realmente utilizados, podendo existir interações entre substâncias ou entre os próprios nutrientes dos alimentos, que aumentam ou diminuem a utilização desses nutrientes.

 

Esses fatores são muito importantes, uma vez que a combinação entre os alimentos pode influenciar a biodisponibilidade de nutrientes essenciais para a saúde.

 

Por exemplo: o  cálcio precisa do magnesio pra ser absorvido; e a proteína precisa do cálcio para ser absorvida. O ferro compete com o cálcio. Alto consumo de cálcio sem magnésio impede absorção de ferro. Alto consumo de derivados de animais faz com que o organismo se utilize do cálcio para que a proteína seja absorvida.

 

O organismo vai tirar cálcio de onde? Da sua reserva natural de cálcio, os ossos!

 

 

 

O MITO DO LEITE

 

 

 

 

O leite de vaca é tradicionalmente um alimento relacionado pelas pessoas com saúde. Mas o  ser humano é o único ser a consumir leite (e de outra espécie) na vida adulta.

 

Existe todo um aspecto psicossocial por trás do leite de vaca, devido à importância e significado do aleitamento materno, mas as facilidades na obtenção através da vaca e a mudança progressiva na vida das mulheres inseridas no mercado de trabalho, obviamente aliados a um imenso esforço da indústria do leite, foram determinantes historicamente na criação do “Mito do Leite”.

 

A maioria de nós cresceu ouvindo que deveria ingerir o máximo de leite possível para que nossos ossos fossem fortes.

 

Ensinam nas Universidades que O LEITE ERA UM ALIMENTO INDISPENSÁVEL À SAÚDE HUMANA INCLUSIVE! 

 

O leite vendido antigamente era outro, bem diferente do que comercializado na atualidade.

 

Entretanto uma coisa é verdade,o Leite NUNCA foi uma boa opção de alimento, por mais que esta informação doa, e cause estranheza. E os estudos estão todos disponíveis a quem se dedica a procurar e estudar a fundo este assunto.

 

Triste, porque quando não há interesse comercial por trás dos estudos, a informação não se propaga.

 

 

LEITE DE ANTIGAMENTE x LEITE ATUAL

 

         

 

Vocês sabem que o mercado é cada vez mais competitivo, então uma vaca que não está dando leite é sinônimo de prejuízo.

 

Qual o artifício usado, as vacas são “moduladas” com HBG (hormônio da gravidez) para que ela possa produzir mais leite e ininterruptamente. Resultado da “brincadeira”: Atualmente as vacas leiteiras vivem apenas 6 em vez de 20 anos e a produção de leite, comparada com há 50 anos, aumentou em 250%. Só por aí já devemos imaginar que algo está intoxicando as vacas não é mesmo?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

         

 

 

 

 

 

 

 

 

O Leite de hoje também passa por um processo de pasteurização na tentativa de que sejam removidas as bactérias e microorganismos, portanto um dos benefícios que o leite poderia nos proporcionar, para melhorar nossa flora intestinal, vai se embora ali também…

 

Para que vocês compreendam, uma das novidades da medicina para combater e prevenir inclusive o câncer, é o uso de combinações específicas de pré e pró-bióticos, que nada mais são do que fibras e microorganismos que vivem em nossa flora intestinal e determinam boa parte de nossa imunidade, por isso em geral aconselho o Yakult (apesar de terem manipulações completas a se fazer e que trazem um benefício enorme para quem faz uso e realiza um tratamento).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um dos problemas também da modernização é que o alimento da vaca já não é mais o mesmo, está todo contaminado com agrotóxicos e pesticidas, portanto estudos já encontraram a presença de:

 

  •           Perclorato – bloqueia captaçãoo de Iodo prejudicando imensamente a Tireóide

  •           Retardante de chama – PBDEs

  •           Pesticidas – Disruptores endócrinos (prejudicam produção de hormônios)

  •           Substâncias radioativas

  •           Metais pesados

 

 

No momento em que se trata a vaca com HBG e ela se torna falsamente grávida (prenha), obviamente todo um processo metabólico ocorre em seu organismo e além de produzir muito mais leite, obviamente ela tem uma produção aumentada de hormônios. Resultado (péssimo para o corpo de qualquer pessoa)!

 

Já foram isolados 59 hormônios distintos no leite:  8 pituitários (hipofisários),  7 esteroidais (ou sexuais),   -  6 tireoidianos, 11 fatores de crescimento.

 

Inclusive, existe um hormônio chamado Estrona, que é um dos tipos de Estrogênios (hormônios femininos)  que está absurdamente aumentado no leite desta vaca.

 

Estudos demonstraram que a ordenhação da vaca prenha geram níveis de Estrona aumentados em 33 vezes, além de altos níveis de BSV (Bovino Somatrotopin e de rBGH (Hormônio de Crescimento Bovino recombinante com altos níveis de IGF-1 – e ainda tem profissional que aconselha a ingestão do leite de vaca e diz que o uso dentro de todo protocolo e correto do GH humano, Hormônio de Crescimento humano causa câncer… grande paradoxo, não acham?).

 

Concentração de Estrona no soro do leite:

          -  Vaca não prenhe = 30pg/ml

          -  Vaca prenhe (41-60 dias) = 151pg/ml

          -  Vaca prenhe (222-240 dias) = 1.000 pg/ml

 

Estrona é um hormônio altamente proliferador e que aumentado traz desde prejuízos “leves” como proliferação de tecido gorduroso, aumento de celulite, aumento de gordura abdominal, até outros irreparáveis! Além de doenças cardiovascuilares, a ingestão de leite de vaca causa: Câncer de Próstata, Câncer de Ovário, Câncer de Mama, Infarto, AVC, Osteosporose, Diabetes, Úlcera Péptica, Esclerose Múltipla, Acne. 

 

 

"Segredos para uma Vida Longa"_ Dr. Victor Sorrentino

 

 

Demais referências:

 

 

-Dairy products and bone health in children and young adults- A.J.Lanou. 

-A reevaluation of the evidence. Pedriatrics 115 (2005) 736-43

-News Online " conventional wisdom on milk quastioned - Mar. 7, 2005.

-Milk, dietary calcium and bone fractures in women- D. Freskanich

-Am J Public Health- D Freskanich

 

- "Lugar de Medico é na Cozinha" - Dr. Alberto Gonzalez.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

"Quando me tornei vegetariano, poupei dois seres, o outro e eu."
Prof° Hermógenes

bottom of page