top of page
GUACAMOLE
ARROZ COM FEIJÀO
CASTANHA DO PARÁ E BRÓCOLIS
ABACATE, LARANJA E AVEIA
SUCO DE CENOURA E TANGERINA
RISOTO DE SEMENTES GERMINADAS
MORANGO E AVEIA
BRÓCOLIS E AZEITE
MOLHO DE TOMATE E AZEITE
ABÓBORA E SEMENTE DE GIRASSOL

PODEROSAS COMBINAÇÕES

 

 

Aqui estão alguns “segredos” que existem por trás das combinações corretas entre os alimentos, ou seja, os casamentos perfeitos.

 

A mais clássica de todas é o Arroz com Feijão. 

 

Segundo pesquisas do IBGE, na última década, os brasileiros consumiram 30% menos feijão e 23% menos arroz. Em compensação, no mesmo período, aumentou a utilização de refrigerantes, biscoitos e hambúrgueres de carne, de menores valores nutricionais, de mais calorias, repletos de aditivos químicos e gorduras trans, e para piorar, por causa de seus altos índices glicêmicos, logo causam fome novamente.

 

Ou seja, uma substituição errada e nefasta, pois há um aumento de gorduras nocivas, de carboidratos sem valor nutritivo, e na ingestão insuficiente de cereais ricos em fibras proporcionados pelo nosso feijão com arroz.

 

E ainda, segundo o IBGE, grande parte da população brasileira também adotou os enlatados, congelados de supermercado, pré-cozidos ou alimentos prontos. O problema é que a maioria destes são alimentos industrializados de baixo valor nutritivo, gordurosos e cheios de substâncias químicas que dificultam o trabalho correto dos órgãos. As conseqüências são nossa população se tornando obesa, cansada, com doenças degenerativas precoces, além de pressão alta, diabetes, colesterol nas alturas, etc.

 

É uma pena que o consumo do tradicional feijão com arroz seja substituído, já que este tem um casamento nota 10!

 

Porque os aminoácidos do arroz se unem aos do feijão e formam uma proteína completa (de alto valor biológico). Assim, juntos, reparam os tecidos de todo o organismo. E nem é necessário o acréscimo de outra proteína (acabou a gozação de onívoros, perguntando cadê a proteína nos pratos dos vegetarianos).

 

E é uma boa, para os que costumam malhar antes do almoço ou jantar, a combinação arroz e feijão ingerido logo em seguida aos exercícios vão dar uma ajuda na recuperação e ganho de massa muscular.

 

A união só fica melhor se você optar pelo arroz integral, que tem vitaminas do complexo B, o que só enriquece a parceria. E proporciona saciedade de longa duração.

 

Além disso, para os preocupados com o peso, a ótima notícia: a dupla perfeita é pouco calórica. A combinação do arroz e feijão tem apenas 75 calorias por colher de sopa.

 

As exceções ficam por conta dos risotos que, em geral, são gordurosos, calóricos, e evite as feijoadas tradicionais, pelo mesmo motivo; opte pelas vegetarianas repletas de tubérculos, raízes, temperos naturais, salsichas vegetais, tofu e glúten defumados. O sabor é excelente e é bem diversa em nutrientes, não devendo nada a outra feijoada. E ainda, não há acréscimo de gordura colesterol, e se evita o sacrifício de inúmeros animais.

 

 

Texto de: Jaqueline Louize (Nutrição / Educação Física).

http://www.ecocheervegan.com/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

"Quando me tornei vegetariano, poupei dois seres, o outro e eu."
Prof° Hermógenes

bottom of page