Mundo Vegetariano


A importância do consumo de legumes para as crianças
O termo “legume” significa geralmente as partes comestíveis das plantas, sendo contudo esta definição tradicional e não científica. Por isso o uso da palavra legume é arbitrária e subjetiva, sendo determinada pelos costumes culturais e de seleção na preparação de alimentos.
O consumo de legumes é fundamental para ter um corpo e uma mente saudáveis, especialmente no caso das crianças, que precisam dos nutrientes que estes alimentos contêm para garantir um bom crescimento dos seus ossos e músculos.
Mas por que motivo é tão importante consumir legumes? Este alimento contém um considerável nível de nutrientes, vitaminas e proteínas que são fundamentais para a saúde de todos!
Em primeiro lugar, os frutos e legumes são a fonte principal de vitaminas, necessárias para enfrentar agentes externos e aumentar as nossas defesas. Deste modo, os legumes serão um importante aliado para prevenir doenças tão comuns como a gripe.
Em segundo lugar, os legumes têm um baixo teor de gorduras, pelo que são muito benéficos para prevenir a já tão frequente obesidade infantil. Neste sentido podemos afirmar que em casos de prevenção ou tratamento de obesidade infantil o consumo de legumes é fundamental para reduzir o nível de gordura nos mais pequenos.
Em terceiro lugar, determinados legumes como a cebola, a cenoura ou a batata são muito benéficos para curar feridas e agilizar a cicatrização destas feridas que são tão comuns nos mais novos.
Em quarto lugar, devemos destacar a existência de determinados legumes como a cebola, a beterraba, o aipo, a soja, as ervilhas, as favas, o feijão verde e as batatas, que graças ao seu alto teor em cálcio ajudam as crianças a terem ossos mais fortes, o que se torna fundamental na fase de crescimento dos mais pequenos.
Em quinto lugar, os legumes são um importante aliado para prevenir doenças que afetam o sentido da vista e do ouvido, de tal modo que consumindo, por exemplo, cenoura conseguimos melhorar a saúde visual , ao passo que com o consumo de cebola fomentamos a saúde auditiva.
Em sexto lugar, deve-se destacar que os legumes não só ajudam a prevenir doenças mas são também recomendáveis para ter uma melhor saúde física, ajudando a ter uma pele mais macia, cabelo mais forte e dentes mais saudáveis.
Como podem observar, os legumes são imprescindíveis para as crianças devido à grande variedade de propriedades que contêm e aos benefícios que apresentam.
Fonte:


Rica em pró-vitamina A, fósforo, cálcio e potássio. Laxante e diurética, além de ser vermífuga, e combater males estomacais e prisão de ventre.

Contém fósforo, cálcio, ferro, celulose e vitaminas do complexo B. Fácil digestão e alcalina.

Fonte de vitamina A, potássio e fósforo. Auxilia na redução do mau colesterol, cuida do coração e do sistema circulatório. Limpa o fígado e o sangue. Combate prisão de ventre, reumatismo e gota.

Alto teor de cálcio, potássio, zinco e vitaminas A e C. Ótimo para infecções, poderosa ação anti-cancerígena.Rico em cálcio e ajuda na prisão de ventre.

Rico em fibras, potássio, ferro e vitamina A e C. De fácil digestão e com poucas calorias, muito usado em dietas de emagrecimento.

Alto teor de cálcio, fósforo, potássio, e vitamina C. Efeito anticancerígeno, purifica o sangue, é laxativa e neutraliza a acidez estomacal.

É uma fruta, que consumimos como legume. Rico em vitamina C e E, betacaroteno, magnésio e cálcio. Tem licopeno, que previne a formação de câncer. Depurativo do sangue.

Rica em proteínas, fibras, vitaminas do complexo B.

Quando o milho ainda está verde, é considerado legume. Depois quando fica seco, torna-se um cereal. Possui alto teor de gordura, açúcares e proteínas. Rico em cálcio, ferro, fósforo, magnésio, manganês, enxofre, cobre, zinco e vitaminas A e C.

Contém vitaminas do Complexo B (ácido fólico), Betacaroteno (provitamina A), Cálcio, Ferro e Fósforo, além de glutationa, ( antioxidante anticancerígeno).

Rico em fibra, Vitamina C e Vitamina A, minerais como Cálcio, Ferro e Fósforo. Antioxidante natural e um bom protetor das células.

Possui fibras,fortalece fígado e rins, cabelos e unhas, tudo isso, graças à quantidade de sílica e flúor. Alcalinizante, mineralizante, refrescante, calmante, laxante, emoliente e estimulante.