Veganismo!
- criscggouvea
- 1 de nov. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 15 de mar.
Veganismo é uma filosofia e estilo de vida que busca excluir o consumo de produtos de origem animal. Os veganos também promovem o desenvolvimento de alternativas sem animais.
Princípios do veganismo
Excluir, na medida do possível, todas as formas de exploração e crueldade contra os animais
Promover o desenvolvimento e uso de alternativas sem animais
Beneficiar os animais, humanos e o meio ambiente
Recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) destacou os benefícios do veganismo pela associação à melhora na saúde cardiovascular, diminuição do risco de desenvolvimento de condições de saúde como câncer colorretal, dentre outras
É saudável ser vegano?
Por ser uma dieta que geralmente é rica em fibras, vitaminas, minerais e compostos bioativos, o veganismo ajuda a diminuir o risco de doenças como pressão alta, infarto, aterosclerose, diabetes, câncer e obesidade.
Além de contribuir com a redução do sofrimento animal, o Veganismo também colabora com a diminuição dos impactos ambientais, visto que o setor agropecuário é um dos fortes contribuintes na emissão de poluentes, destruição de recursos naturais e principalmente do desmatamento.
Pesquisas mostram que, em quatro semanas, os níveis de colesterol no sangue baixam. Isso porque uma dieta vegana contém zero colesterol, é pobre em gorduras saturadas e tem muitas fibras que se ligam ao colesterol e acabam por removê-lo do sistema. A inflamação do seu organismo também vai diminuir.
Os adeptos de industrializados veganos podem ter certos benefícios de saúde em comparação com consumidores de produtos de origem animal. Um estudo revelou que, ao optar por carnes à base de plantas, há uma redução em fatores de risco para doenças cardiovasculares.
A vitamina B12 de origem vegetal está presente em levedura nutricional, cereais, cogumelos, algas e alguns alimentos fortificados.
Fontes vegetais de vitamina B12
Levedura nutricional: É um alimento muito usado por veganos, e pode ser adicionada a saladas, massas e molhos.
Cogumelos: O cogumelo shiitake tem níveis relativamente altos de vitamina B12.
Alfazema roxa seca: É uma fonte rica em ferro e ácidos graxos poliinsaturados n -3.
Alfafa: É uma das poucas fontes vegetais de vitamina B12.
Outros alimentos que podem conter vitamina B12
Bebidas à base de vegetais (soja, amêndoa, coco, arroz)
Cereais matinais fortificados
Leguminosas germinadas
Trigo sarraceno
A vitamina B12, também conhecida como cobalamina, é essencial para a dieta humana. Ela atua no metabolismo das células, principalmente nas células de replicação rápida, como aquelas presentes no sistema gastrointestinal e as do sistema nervoso.
A suplementação de vitamina B12 pode ser importante na dieta vegetariana estrita.


Comentários